Governadores dos nove estados se reúnem em Mato Grosso, nesta sexta-feira (16.06), para a 1ª Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal. O encontro, que encerra o 25º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, ocorre no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, a partir das 8h.
Participarão os governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Roraima e Pará. O estado de Rondônia será representado pelo vice-governador, e o Maranhão pelo secretário de Meio Ambiente.
Os chefes de Estado chegam ao Palácio Paiaguás às 8h e seguem para uma reunião fechada no gabinete do anfitrião, governador Mauro Mendes.
Às 9h30, os gestores se reúnem na Assembleia Geral dos Governadores da Amazônia Legal, onde discutem os resultados das reuniões das Câmaras Setoriais de Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública e Agricultura, realizadas na quarta e quinta-feira (14 e 15), e eventos da agenda Pan-Amazônia.
Os governadores também deverão validar a Carta de Cuiabá, com o posicionamento sobre a Cúpula da Amazônia, e devem referendar a nomeação de Marcello Brito como novo secretário executivo do Consórcio da Amazônia Legal, e as criações das Câmaras Setoriais de Agricultura e Economia Verde, e de Cultura.
Ao final do encontro, o governador Mauro Mendes e o presidente do Consórcio Amazônia Legal, Helder Barbalho, atenderão a imprensa credenciada.