Energisa-Mato Grosso reforça compromisso contra a violência de gênero

Fonte: CENÁRIOMT

Energisa-Mato Grosso reforça compromisso contra a violência de gênero

Uma manhã de conhecimento e diálogo sobre violência de gênero contra mulheres e meninas foi proporcionada a mais de 80 colaboradores da Energisa Mato Grosso, nesta segunda-feira (1º/12), na sede localizada no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.

A ação integra o projeto “Por Elas e Por Nós: Diálogo Masculino pela Não Violência”, desenvolvido pelo Núcleo das Promotorias de Justiça de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar – Espaço Caliandra, do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).

[Continua depois da Publicidade]

A Energisa-MT é a terceira empresa a aderir às atividades da iniciativa, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas.

A equipe da promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, coordenadora do projeto, tem percorrido empresas para dialogar sobre violência de gênero, especialmente com o público masculino adulto. Segundo ela, embora a repressão seja necessária, a prevenção é fundamental.

[Continua depois da Publicidade]

“Cada um de nós precisa assumir responsabilidade. Essa temática exige atuação não apenas do poder público. Precisamos que as empresas, e a Energisa tem assumido essa parcela de responsabilidade social, mas também os cidadãos, colaboradores e funcionários, reflitam sobre suas atitudes cotidianas: no trato com a companheira, esposa ou namorada, na educação dos filhos e no ambiente de trabalho. Só assim podemos mudar essa realidade de violência contra mulheres e meninas”, afirmou.

O presidente da Energisa-MT, Marcelo Vinhais, destacou que um dos maiores desafios é romper padrões aprendidos desde a infância. “Esse trabalho que iniciamos com o Ministério Público busca mudar a cara desse estado, que infelizmente ocupa o primeiro lugar no ranking de feminicídios no Brasil. O problema está na nossa educação, na nossa formação. Isso não é algo que atinge apenas os homens”, disse.

Ele também reforçou a importância da iniciativa dentro da empresa. “A violência não é bem-vinda aqui. Se queremos ser uma empresa que contribui com o estado, temos que começar criando uma cultura interna. O propósito aqui hoje é provocar reflexão para que vocês multipliquem esse conceito dentro da organização: o de dizer não à violência”, completou.

O colaborador Edivan Dias Lima Luzes, que trabalha há 15 anos na Energisa/MT, chamou a atenção ao se manifestar durante a palestra. “Foi um encontro muito rico, que precisa acontecer mais vezes em 2026. Temos que mudar essa realidade de violência contra a mulher. Tenho três mulheres em casa,  minha esposa e duas filhas, e apoio o Ministério Público nessa causa”, afirmou.

Bruno Mário Martins, funcionário da área comercial há cinco anos, também destacou a importância do debate. “O número de mortes e agressões no nosso estado é elevado. Trazer esse tema para dentro da empresa, que tem muitos colaboradores, ajuda a tratar a raiz do problema. É um momento para parar e pensar no que estamos fazendo para mudar essa realidade. O respeito deve prevalecer, independentemente de ser homem ou mulher”, disse.

A palestra, conduzida pela assistente ministerial Maisa Magda Fernandes e pela psicóloga Vastir Maciel, abordou pontos-chave sobre violência de gênero, incluindo a construção da masculinidade tóxica, aspectos históricos e sociais, dados sobre suicídio masculino e feminicídio, tipos de violência e impactos na vida dos filhos — especialmente órfãos de mães assassinadas e de pais presos ou que cometeram suicídio.

 

Também foram discutidos os prejuízos no ambiente de trabalho, na saúde física e emocional dos colaboradores, no rendimento profissional e os danos sociais e econômicos ao agressor, como abalo da imagem e risco de perda do emprego.

O projeto “Por Elas e Por Nós: Diálogo Masculino pela Não Violência” contempla empresas de Cuiabá e integra a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, iniciada em 20 de novembro e com programação até 10 de dezembro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]