O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de potencial perigo, que cobre todo o Mato Grosso. A instabilidade climática é atribuída à influência de um ciclone extratropical em desenvolvimento no Sul do país.
O aviso indica condições para chuvas intensas e ventos vigorosos. O volume de chuva esperado é significativo, podendo acumular entre 20 a 30 milímetros por hora, com a possibilidade de atingir até 50 milímetros em um período de 24 horas. As rajadas de vento podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora.
Tais condições meteorológicas aumentam os riscos de problemas como: interrupção de energia elétrica, queda de árvores ou galhos, ocorrência de alagamentos e raios.
O Inmet aconselha a população a tomar precauções de segurança: evitar áreas sob árvores, não estacionar perto de estruturas vulneráveis como torres ou placas de publicidade, e desligar aparelhos eletrônicos da tomada. Em caso de emergência, o contato deve ser feito imediatamente com o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).





















