Biblioteca do Sesc Arsenal tem mediação de livros e oficinas temáticas em fevereiro

Atividades são gratuitas e voltadas ao público infantil e não necessitam de inscrição antecipada

Fonte: Assessoria

IMG 20241011 140622quadrada 1536x1536 1

A Biblioteca do Sesc Arsenal, em Cuiabá, oferece, durante o mês de fevereiro, mediações de três livros e oficinas sobre os temas abordados. As atividades são gratuitas e voltadas para o público infantojuvenil. Não é necessário fazer inscrições antecipadas. Além das ações, o espaço possui acervo diversificado de títulos de livros, divididos entre as seções infantil, infantojuvenil e adulta, e de histórias em quadrinhos.

A primeira mediação aconteceu na terça-feira (04), com o livro “A Passagem Secreta”, de Suzana Morais, que foi construído com base nas técnicas do cordel. A história conta as aventuras de uma menina que, através de uma passagem secreta, encontra um mundo encantado e cheio de grandes aventuras.

Após a mediação, foi realizada a oficina “Minha história preferida”, a qual convidou os participantes a criarem o seu próprio conto de fadas ideal, escolhendo personagens, cenários e enredos que mais os encantam. A proposta é dar liberdade para que as crianças explorem a criatividade, misturando elementos tradicionais com novas ideias e, quem sabe, até criando finais surpreendentes. A oficina oferece uma oportunidade para os participantes expressarem suas preferências pessoais e fortalecerem sua capacidade de contar histórias, ao mesmo tempo que refletem sobre os temas clássicos dos contos de fadas, como desafios, superações e finais felizes.

Nos dias 15 (sábado), será realizada a mediação do livro “A verdadeira história dos três porquinhos”, de Jon Scieszka. A obra traz uma releitura da história dos Três Porquinhos, dando a palavra ao Lobo, que narra os acontecimentos do seu ponto de vista. De forma divertida, o autor consegue reforçar a ‘veracidade’ da versão original, enquanto apresenta uma perspectiva nova e engraçada, dando a oportunidade de as crianças explorarem e mostrarem sua compreensão sobre a história de maneira criativa e crítica.

No mesmo dia, depois da mediação, haverá a oficina de “Confecção de Marionetes de Lobinho”, utilizando rolinhos de papel higiênico. Além de explorar a criatividade e a narrativa, a oficina terá um enfoque na sustentabilidade, incentivando as crianças a reutilizarem materiais para cariarem seus próprios personagens e refletirem sobre a importância do reaproveitamento e da preservação ambiental.

Já no dia 27, a história da vez é ‘Os Três Lobinhos e o Porco Mau’, de Eugene Trivizas, ilustrado por Helen Oxenbury e traduzido por Gilda de Aquino. O livro traz uma história divertida que tem como pano de fundo a narrativa de ‘Os três porquinhos’, mas nesse caso, os papéis se invertem: os lobinhos bonzinhos tentam se livrar do porco mau.

A oficina realizada após a mediação do livro será a de ‘Confecção de Dedoches’, na qual as crianças serão convidadas a explorar o humor e a sátira presentes na história, criando seus próprios ‘dedoches’ ou brincadeiras com os personagens, seja em forma de desenhos, pequenas falas ou até representações teatrais.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT