A cidade de Barra do Garças ocupa o 8º lugar no ranking de saldo de contratações formais em Mato Grosso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A posição favorável, entre cidades de grande porte do estado, aponta desenvolvimento econômico crescente, com impacto direto na vida da população.
Até o fechamento desta matéria, o Caged havia concluído o cálculo de admissões e desligamentos dos municípios brasileiros até o mês de outubro. O saldo de contratações é calculado a partir do total de admissões, menos a quantidade de desligamentos. No acumulado de janeiro a outubro, Barra do Garças apresenta um saldo de 2.209 contratações, resultado maior do que 134 municípios de Mato Grosso.
Barra fica atrás apenas de Cuiabá (8.968), Lucas do Rio Verde (3.619), Várzea Grande (3.115), Sinop (3.111), Rondonópolis (2.750), Primavera do Leste (2.594) e Sorriso (2.364). Os valores se referentem ao relatório de setembro, atualizado com os valores do Caged do mês de outubro, sem ajustes.
Ou seja, na geração de contratações, Barra do Garças compete com cidades de grande porte, com mais de 95 mil habitantes, mostrando altos índices de empregabilidade.
Essa tendência é reflexo do crescimento na economia que o município vem assistindo nos últimos anos. Além do comércio aquecido, a indústria tem se desenvolvido e a agropecuária não para de crescer. O setor da construção civil e as atividades relacionadas ao setor turístico também vem mostrando um salto de evolução.
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Bispo, Barra do Garças tem se mostrado uma cidade estratégica para os negócios.
“Nós estamos posicionados estrategicamente entre três importantes capitais brasileiras, Cuiabá, Goiânia e Brasília. Além disso, somos cercados por vários municípios da região, o que garante um fluxo grande de pessoas circulando por aqui e, consequentemente, um mercado consumidor fiel às empresas”, explica o secretário.
Bispo também aponta o trabalho da administração municipal como responsável pelo impulsionamento da economia local.
“Estamos investindo em infraestrutura de qualidade, melhorando constantemente os serviços públicos e dando incentivo às empresas para contratar. A cidade está se tornando referência em turismo da região. E tudo isso torna o município cada vez mais atrativo, tanto para o investidor quanto para os possíveis clientes.”























