O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em parceria com o Exército Brasileiro, interligou as duas faixas centrais da BR-163/PA com revestimento asfáltico. Essa etapa contemplou a pavimentação que faltava – em janeiro eram 51 quilômetros – para interligar o trecho Novo Progresso até Miritituba, no Pará (PA).
Essa é uma das principais entregas do Governo Federal para 2019. Assim, cumprindo uma diretriz do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministério da Infraestrutura, a previsão é que a obra completa (com a sinalização), seja entregue até o fim do ano. Tudo para garantir mais segurança para os caminhoneiros e eficiência para o escoamento da safra de grãos da região.
Mesmo com clima desfavorável e incidência do dobro de chuva na região, se comparada à média dos últimos 10 anos, as obras não param. As equipes da Autarquia se esforçam, de domingo a domingo, para concluir a obra.
A pavimentação da BR-163/PA vai proporcionar o fluxo ininterrupto de caminhões que levam a safra de grãos do Centro-Oeste para os portos de Miritituba, no Rio Tapajós. A rodovia federal impulsionará a economia, escoando produtos agrícolas pelo Brasil e incrementando a exportação para outros países.
Taludes – E os trabalhos na rodovia federal não param. Uma das etapas executadas pelo Dnit é a hidrossemeadura – quando há aplicação de sementes para criar vegetação de proteção no local. O objetivo da medida é proteger os taludes de erosões. O serviço já foi iniciado na região.
Veja mais sobre a BR-163