A Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) realizou, neste domingo (07), na Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso (ASSOF-MT), o Natal Solidário 2025, uma ação especial voltada a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, além de seus familiares.
A programação contou com recreação, música, lanche, almoço, decoração natalina e a tão esperada visita do Papai Noel, que chegou em um Camaro. Além do apoio da Polícia Civil, uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) fez um sobrevoo e pousou para que as crianças conhecessem a estrutura.
Os assistidos também receberam os brinquedos arrecadados na campanha promovida pela instituição. Ao todo, mais de 100 crianças foram presenteadas.
“O Natal é um momento muito esperado pelos nossos guerreirinhos, que ao longo do ano passam pelos altos e baixos do tratamento. Poder reunir as famílias e proporcionar um pouco de acalento é muito gratificante”, destacou Perolina Cezar, gestora –executiva da AACCMT.
Entre os familiares presentes estavam os de Rafaela Fialho, de 11 anos. Há três meses ela recebeu o diagnóstico de leucemia e tem contado com o apoio de todos nesse processo pela cura. Ela e a mãe, moravam em Rondonópolis e vieram para Cuiabá para realizar o tratamento. O pai e o irmão dela vieram especialmente para participar do evento com a família e os demais assistidos da AACCMT.
“A confraternização faz com que a gente se desligue um pouco do ambiente hospitalar, e sinta esperança de dias melhores para as nossas crianças. A Rafa tem sentido muito a questão de não estar mais em casa, perto dos amigos da escola, de não poder comer alguns alimentos como antes, mas temos dado força e estamos confiantes de que ficará tudo bem”, ressaltou Herica Fialho, mãe de Rafaela.
Sobre a AACCMT
Com 26 anos de atuação, a AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos que oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e até de outros países em busca de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.


















