O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), está isolado em um quarto da casa dele, em Cuiabá, depois de testar positivo para Covid-19. Ele recomendou, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira (4), após a assessoria dele confirmar o diagnóstico da doença, que as pessoas fiquem em casa e se não for possível que sigam as orientações divulgadas pelos órgãos de saúde pública.
“A doença é séria. Nós precisamos dobrar e redobrar os cuidados, no uso da máscara, na higiene das mãos, no afastamento social. Se você puder, fique em casa, e se tem que sair para trabalhar faça isso com o maior nível de segurança possível”, declarou.
Ele disse que está bem e que continua trabalhando de casa. “Até agora (não tive) nenhum sintoma, nenhum problema respiratório, não tive febre, nenhuma dor no corpo. Nós vamos tomar todas as medidas recomendadas pelos médicos e principalmente a de isolamento”, diz.
O exame dele foi feito na terça-feira (2) e o resultado saiu nessa quarta-feira (3). Já foi feita a contraprova, que confirmou o diagnóstico.
A família dele testou negativo para a doença.
Mauro Mendes é o sétimo governador infectado pelo coronavírus. Antes dele, os governadores de Espírito Santo, Pernambuco, Roraima, Pará, Rio de Janeiro e Alagoas também testaram positivo.
De acordo com a assessoria, foi realizada a contraprova, que também atestou positivo para a presença do vírus.
Em nota, a assessoria informou que o governador está bem, em isolamento domiciliar, e não apresenta sintomas. Ele passará a trabalhar de casa, via videoconferência, sem atendimentos presenciais.
“Vou me isolar, como todo cidadão, seguindo o protocolo para interromper a cadeia de transmissão. Estou na minha residência, isolado em um quarto e vou continuar a trabalhar no combate ao coronavírus da minha residência, por meio de videoconferência. Fiquem todos com Deus e vou ficar aqui torcendo para que todos que sejam contaminados possam se recuperar“, disse.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde quarta-feira, 3.029 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 80 óbitos em decorrência do coronavírus no estado.