O mundo da astrologia não pretende, ou não deveria, ser uma forma de nos condicionar na hora de nos desenvolvermos individual e socialmente. Trata-se do estudo da posição e dos movimentos dos astros e sua influência nas pessoas e nos acontecimentos do mundo e, embora seja uma área de estudo que nos fornece uma série de características, isso é apenas um esboço e não nos define como pessoas.
Áries e touro
Áries é um sinal de fogo que se caracteriza por tomar a iniciativa e ir para a frente. Empreendedores por natureza, eles têm dificuldade em ficar parados e estão continuamente em movimento. São pessoas enérgicas, aventureiras e entusiasmadas, que adoram liberdade, desafios e novas ideias. Por outro lado, Touro é um sinal fixo de terra, por isso tem um ritmo muito mais lento, e que adoram sentir segurança. Eles são firmes, determinados e constantes. Embora sejam muito realistas, preferem acreditar que tudo é para sempre, já que a ideia da mudança os desestabiliza e lhe dá insegurança.
Capricórnio e Peixes
Capricórnio é a entrada no mundo material. São pessoas perseverantes, super planejadoras e calculadoras, que levam o seu tempo para a concretização dos seus objectivos. Eles têm uma forte vontade e grandes ambições. Capricórnio se relaciona com dificuldade e mantém um controle férreo sobre suas emoções. Eles são muito tradicionais e convencionais, não estão interessados em chamar a atenção e sempre assumem muitas responsabilidades. Por outro lado, Peixes é o sinal de água, o mundo emocional. De natureza mutável, contraditória e inconstante, são sensíveis, sonhadores e intuitivos, além de influentes e perceptivos. Absorvem todo o tipo de impressão com perigo de cair em confusão e desorganização. Com grandes valores espirituais, os piscianos são desapegados do terreno e mais relacionados ao transcendental, ao contrário de Capricórnio, o signo mais mesquinho e apegado ao material do zodíaco.
Aquário e Gêmeos
Aquário é o signo mais independente de todos. Eles possuem um senso de liberdade que os impulsiona a lutar contra toda atitude convencional e restritiva. De mente inovadora e contraposta a qualquer forma de conservadorismo, eles podem ser julgados como rebeldes e desajustados. Os aquarianos tendem sempre ao novo, ao moderno e pouco convencional. O tempo todo eles estão em busca da novidade e vão para o que querem sem parar e com obstinação. É um sinal inteligente e muito criativo. Gêmeos, como Aquário, são sinais de ar que, portanto, representam o mundo mental. Os geminianos são muito curiosos e possuem uma grande capacidade intelectual e de comunicação, são rápidos e engenhosos. Capazes de falar sobre muitos assuntos e se destacar, eles podem chegar a colidir com o aquário para disputar ser a alma do círculo social, cada um à sua maneira, já que ambos gostam de interagir, falar e se comunicar em geral. Mas quando um geminiano precisa se esgueirar em sua concha de segurança e chega um aquariano extrovertido, pode haver um curto-circuito, dentro de suas mesmas semelhanças. Enquanto Gêmeos procura amizades de qualidade, Aquário procura diversão e recarga de energias.
Leão e Virgem
Os leoninos são os mais egocêntricos do zodíaco e o que eles procuram é ser o centro das atenções: eles são o sol da astrologia. O fogo permite que eles se destaquem em qualquer cenário, mas Virgem, o signo mais estruturado e neurótico, se destaca por sua grande inteligência e perfeccionismo. Os leoninos costumam ser confiantes, irradiam força, confiança e são extremamente dominantes e com um grande senso de liderança, um papel que surge naturalmente para eles. Eles são criativos, apaixonados e muito orgulhosos. Também, eles costumam ser muito dramáticos, algo que a Virgem detesta. Os virginianos gostam do oculto, do reservado e menos visível. Eles costumam ser tímidos, mantendo suas cartas zelosamente escondidas, enquanto Leo procura chamar a atenção constantemente.