Um relacionamento é partilha e não posse, é saber respeitar o outro nas suas diferenças, sonhos e objetivos, é escolher estar, admirar, confiar e apoiar. Um relacionamento saudável é ser dono de um autoconhecimento muito forte, conhecer o outro e reconhecerem-se na presença um do outro.
“Um relacionamento saudável soma e não anula.”
Para que um relacionamento funcione, há uma série de pilares que têm de estar presentes. O sentimento é a base fundamental, mas não exclusiva. Devemos acrescentar o respeito pelo outro e pela sua liberdade e individualidade. Devemos confiar tanto nas suas atitudes, como decisões, dialogar e discutir as questões que são referentes ao par, dar espaço e partilhar espaço.
O compromisso deve ser visto como um porto seguro, não como uma prisão.
Um casal deve ser uma equipe que rema em conjunto, mas respeitando a energia e o tempo de cada um, numa liberdade tranquila e transparente.
Quando escolhemos ter alguém ao nosso lado, escolhemos também ter metas em comum, mas uma pessoa só é plenamente feliz e realizada se as suas metas pessoais forem também alcançadas.
Um casal é uma multiplicidade; o casal são dois que devem ser um, são dois que devem ser dois e, às vezes, um que deve ser pelos dois. Um casal é uno na sua liberdade, é pleno no respeito pela liberdade de cada um e é apoio quando a outra parte está mais frágil.
Quando duas pessoas atingem esse patamar de conexão, nenhum sonho ou meta é impossível de alcançar, são força.
A liberdade no relacionamento não significa ausência ou desapego, significa antes partilhar um vínculo forte que nos permite ser e viver, e ter a certeza de que, se nos jogarmos de costas, temos alguém que nos ampara na queda.
Sobre o autor do texto: Dr. Fabiano de Abreu
Registro e currículo como pesquisador: http://lattes.cnpq.br/1428461891222558
Facebook:https://www.facebook.com/FabianodeAbreuOficial/
Instagram:https://www.instagram.com/fabianodeabreuoficial/
Twitter:https://twitter.com/fabianodeabreur