Neurocientista lusobrasileiro palestra sobre consequências do mau uso da internet por crianças e adultos

Fonte: Fabiano de Abreu

WhatsApp Image 2021 12 15 at 09.14.11

O evento foi organizado pela Revista Científica Ciência Latina e contou com a participação do Dr. Fabiano de Abreu

WhatsApp Image 2021 12 15 at 09.14.11

O Congresso Científico Multidisciplinario Redilat 2021, organizado pela Revista Científica Ciência Latina, debateu temas importantes para a ciência mundial. Entre eles, o neurocientista, PhD e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu, discursou sobre os prejuízos causados pelo mau uso da internet para representantes de diversos países da América do Sul.

De acordo com ele, é necessário explicar sobre os problemas cognitivos gerados pelo excesso de exposição às telas, principalmente, em lugares como a América latina, que tem um nível de ansiedade maior por conta de recorrentes problemas sociais e políticos. “Por conta dessas questões, buscam-se mais as redes sociais para encontrar recompensa e aliviar essa ansiedade. Porém, isso pode ser uma prática que culmina em um efeito contrário”, afirma.

As redes sociais ativam o sistema de recompensa do cérebro e geram a liberação de dopamina, que causa uma sensação de bem estar e alivia os sintomas da ansiedade. Porém, o alívio gerado pela liberação da dopamina não é sempre o mesmo, assim, buscam-se sempre mais razões para liberar a substância e, sem o alcance das expectativas, mais ansiedade acontece. “É um ciclo vicioso que propicia a liberação de cortisol, causando a baixa da imunidade por exemplo. Além disso, existe uma cultura de não absorção de conhecimento nas redes sociais e isso atrofia o córtex cerebral. Desse modo, a capacidade de dominação de emoções é reduzida e transtornos como a depressão podem surgir”, detalha o Dr. Fabiano de Abreu.

O neurocientista acredita que, em países mais pobres, as redes sociais também são uma alternativa para tentar gerar lucro, por isso, o consumo de internet é diferenciado entre os países. “Tudo isso interfere na educação e na plasticidade cerebral que é fundamental para o desenvolvimento da inteligência”, pontua.

O tema debatido chamou atenção de pesquisadores e

o neurocientista foi convidado para fazer parte do comitê da Revista Científica Ciência Latina, o maior grupo de revistas científicas da América do Sul, fato que é marcante para o Brasil, pois ainda não há representação do país dentro do grupo.

WhatsApp Image 2021 12 15 at 09.14.12

Link da palestra:

https://www.facebook.com/watch/live/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&ref=watch_permalink&v=599834627901015

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu:

Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, PhD, neurocientista, mestre psicanalista, biólogo, historiador, antropólogo, com formações também em neuropsicologia, neurolinguística, neuroplasticidade, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo e formação profissional em nutrição clínica – Diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, UniLogos.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.