O constante crescimento tecnológico trouxe consigo a necessidade de investir estratégias de marketing digital para melhorar a rentabilidade financeira das empresas.
O Marketing é um método utilizado há décadas pelas empresas para gerar valor em seus produtos, melhor posicionar seu negócio e se destacar da concorrência, mas com o crescimento meteórico dos eletrônicos, o público migrou para os meios digitais, o que também forçou uma transferência das estratégias de marketing tradicional para o virtual, formando o Marketing Digital.
A relação entre o Marketing Digital e a vida financeira das empresas é explorada no artigo “As vantagens do marketing digital nas finanças das empresas”, produzido por mim em parceria com o estudante de administração, Adroaldo José Weisheimer, e o especialista em gestão empresarial, Sergio Rodrigo Russo.
“O cenário atual do mercado oferece inúmeras novas oportunidades, mas também muitos
desafios, as organizações sofrem com a dinâmica das mudanças que ocorrem, tanto no ambiente interno quanto no externo. Além da concorrência, cada vez mais acirrada e os clientes mais exigentes.”
“Diante deste fato, as organizações precisam corresponder às necessidades e desejos dos clientes, de maneira eficaz, para tanto, têm que dispor de criatividade e buscar estratégias que colaborem no processo gerencial.” Ressaltamos no artigo.
Demandas do Marketing Digital
As mudanças rápidas que ocorreram no mercado não alteraram somente os meios utilizados pelo Marketing, como também as demandas da estratégia que tornaram-se mais elevadas e complexas, facilitando a comparação entre diferentes ofertas, moldando consumidores mais exigentes.
As redes sociais, são as principais plataformas usadas pelos consumidores para analisar empresas, ferramentas de reclamações com milhares de experiências, positivas e negativas, com a empresa estão a um clique de distância, além de grupos virtuais de pessoas com interesses em comum que favorecem a troca de opinião e influenciam na escolha de produtos online.
“O sucesso nos meios digitais depende da estratégia, o fracasso da ação normalmente é consequência de um planejamento inadequado, que não considera o tipo de negócio e seu público alvo”.
Marketing X Finanças: Qual a relação?
O Marketing é um investimento com retorno a longo prazo, por isso, muitas vezes é considerado um gasto não prioritário pelos setores financeiros das empresas, no entanto, com a chegada do Marketing Digital, as ferramentas virtuais trouxeram consigo meios mais efetivos para medir o retorno desses investimentos que têm alterado a sua relação com as finanças da empresa.
“Quando apenas havia mídia analógica a comprovação dos resultados obtidos versus verba investida foi possível, contudo, mais trabalhoso e menos detalhista. A vinda do marketing digital veio facilitar e, se não resolver, pelo menos enfraquecer bem essa pauta conflituosa entre financeiro e marketing”.
Nesse contexto, estão sendo realizadas diversas pesquisas e estudos desenvolvidos por gestores financeiros com o objetivo de justificar e embasar os investimentos em marketing digital e comprovar a rentabilidade das estratégias utilizadas.
A mensuração dos resultados do marketing digital tem se tornado essencial para tomada de decisões pelos gestores financeiros, para isso, diversas métricas são utilizadas, como o ROI (Retorno sobre investimento), o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ticket médio.
“A implantação de Marketing Digital em uma empresa agrega muitos benefícios, entre eles, o relacionamento mais direto e mais ágil com o cliente, as novas tecnologias passaram a ser imprescindíveis tanto para o cidadão como para as companhias, uma vez que afetam as práticas de influência mútua entre as pessoas que disputam o mesmo mercado”.
Sobre Dr. Fabiano de Abreu
Dr. Fabiano de Abreu Agrela, colunista do Observatório de Games é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.