O dia 3 de abril de 2024 será marcado por uma divisão climática no Brasil, com áreas de chuva e outras de tempo seco. A terça-feira terá predomínio de céu nublado em grande parte do país, mas as precipitações serão concentradas em algumas regiões específicas.
Sul:
Na região Sul, a chuva diminui de intensidade, mas ainda pode ocorrer em algumas áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul com moderada a forte intensidade. No Paraná e em Santa Catarina, a chuva ocorre de maneira passageira à tarde e à noite.
- A chuva diminui de intensidade, porém persiste em algumas áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul com moderada a forte intensidade.
- No Paraná e em Santa Catarina, há previsão de chuva passageira à tarde e à noite.
Sudeste:
Previsão de chuva para quase toda a região Sudeste. Apenas na cidade do Rio de Janeiro e no litoral norte fluminense é que não chove. No Espírito Santo, na capital paulista e em todo o litoral de São Paulo, deve haver predomínio de sol, com chuva fraca no fim do dia. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o dia deve ser de sol com pancadas de chuva à tarde e à noite, sendo que a única área que deve ter volumes significativos é o noroeste e norte de Minas Gerais.
- Previsão de chuva para quase toda a região.
- Na cidade do Rio de Janeiro e no litoral norte fluminense, não há previsão de chuva.
- Espírito Santo, capital e todo o litoral de São Paulo devem ter predomínio de sol com chuva fraca no fim do dia.
- No interior de São Paulo e Minas Gerais, o dia deve ser de sol com pancadas de chuva à tarde e à noite, com volumes significativos no noroeste e norte mineiros.
Centro-Oeste:
Na região Centro-Oeste, há predomínio de sol e pancadas de chuva a partir da tarde, variando entre moderada a forte intensidade. No extremo norte de Goiás, essa chuva pode começar pela manhã.
- Predomínio de sol com pancadas de chuva a partir da tarde, variando entre moderada a forte intensidade.
- No extremo norte de Goiás, essa chuva pode começar pela manhã.
Nordeste:
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue influenciando grande parte do Nordeste. Chove a qualquer hora do dia no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. No norte da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, a circulação marítima também provoca chuva intermitente, com até forte intensidade. Nas demais áreas, pancadas de chuva são esperadas a partir da tarde, podendo vir com até forte intensidade e acompanhadas de raios.
- A zona de convergência intertropical (ZCIT) influencia grande parte da região, resultando em chuva a qualquer hora do dia no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
- No norte da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba, a circulação marítima provoca chuva intermitente, com possibilidade de forte intensidade.
- Nas demais áreas do Nordeste, são esperadas pancadas de chuva a partir da tarde, podendo ser acompanhadas de raios.
Norte:
No Norte do país, a ZCIT influencia o litoral do Amapá e do Pará, provocando chuva a qualquer hora do dia, por vezes com forte intensidade. Muitas nuvens e previsão de chuva a qualquer momento também no norte, noroeste e oeste do Amazonas. No leste e no sul do Acre, o sol aparece, com possibilidade de chuva fraca e passageira. Nas demais áreas, as condições são de pancadas de chuva a partir da tarde, acompanhadas de raios.
- A zona de convergência intertropical (ZCIT) influencia o litoral do Amapá e do Pará, resultando em chuva a qualquer hora do dia, por vezes com forte intensidade.
- No norte, noroeste e oeste do Amazonas, há muitas nuvens e previsão de chuva a qualquer momento.
- No leste e sul do Acre, o sol aparece, com possibilidade de chuva fraca e passageira.
- Nas demais áreas, as condições são de pancadas de chuva a partir da tarde, acompanhadas de raios.