Novo livro da Embrapa esclarece dúvidas sobre criação de abelhas-sem-ferrão

Fonte: CenarioMT

abelha sem ferrao
Na pesquisa, foram avaliados os comportamentos de cada espécie em relação a diferentes condições de luminosidade e temperatura (Foto: Lucas Borges)

A criação de abelhas-sem-ferrão, atividade fundamental para a biodiversidade e a economia sustentável, é tema do livro Meliponicultura, o mais recente volume da coleção 500 Perguntas 500 Respostas, da Embrapa. O material, elaborado a partir de dúvidas enviadas por produtores, reúne respostas de 43 especialistas de diferentes instituições e regiões do Brasil, abordando aspectos essenciais para o sucesso da criação dessas abelhas.

Os primeiros capítulos, que tratam da organização das colônias e da estrutura das colmeias, contaram com a colaboração da Embrapa Florestas (PR). Segundo o pesquisador Guilherme Schnell e Schühli, compreender as diferentes formas de organização dos ninhos e colmeias é essencial para uma meliponicultura eficiente e sustentável. A atividade pode ter diversos objetivos, como produção de mel, conservação ambiental, polinização e até uso medicinal.

Fortalecimento da bioeconomia e conservação ambiental

Além de Schühli, os pesquisadores Luís Fernando Wolff (Embrapa Clima Temperado – RS) e Kátia Sampaio Malagodi-Braga (Embrapa Meio Ambiente – SP) destacam, no segundo capítulo, que a criação de abelhas-sem-ferrão tem grande impacto na bioeconomia local. O Brasil abriga cerca de 250 espécies dessas abelhas, essenciais para a manutenção dos ecossistemas. A atividade, além de fortalecer a economia, também contribui para a educação ambiental e preservação da biodiversidade.

No terceiro capítulo, a obra detalha a composição interna das colmeias e sua influência na produção de mel. Segundo os pesquisadores, a interação entre operárias, rainhas e zangões é um fator-chave para a produtividade. Compreender essa dinâmica permite aos meliponicultores otimizar as condições de criação, garantindo maior qualidade e quantidade de mel.

Conteúdo acessível gratuitamente

O livro Meliponicultura traz ainda informações sobre as interações entre abelhas e plantas, ameaças à sobrevivência das espécies, técnicas de manejo, qualidade do mel, impactos econômicos e aspectos regulatórios da atividade. A obra pode ser acessada gratuitamente no portal da Embrapa, consolidando o compromisso da pesquisa científica em apoiar a meliponicultura como uma prática econômica e ambientalmente responsável.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT