A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, celebrou nesta semana uma conquista inédita e altamente representativa para o município. Foi publicada a portaria estadual com o resultado final do Índice da Agricultura Familiar e, logo em seguida, divulgada a memória de cálculo atualizada no painel da CEPLAG. Entre os 142 municípios de Mato Grosso avaliados, Cáceres alcançou a primeira colocação, consolidando-se como referência estadual em políticas de aquisição de produtos da agricultura familiar.
Segundo a prefeita Eliene Liberato Dias, o resultado expressivo reflete o comprometimento da gestão municipal em fortalecer os pequenos produtores e ampliar a participação deles na alimentação escolar. 43,06% de todos os alimentos servidos na merenda das escolas municipais, ao longo de 2024, foram adquiridos diretamente da agricultura familiar, superando com folga o percentual mínimo exigido pela legislação federal. “De um total de R$ 3.643.907, 20, a prefeitura comprou R$ 1.568.977, 29 da agricultura familiar”, informou a prefeita.
O avanço, porém, não veio por acaso. A Secretaria Municipal de Agricultura atuou intensamente para organizar dados, mobilizar os produtores, garantir a documentação necessária e fortalecer a relação com o Consórcio de Desenvolvimento Regional. A prefeita Eliene Liberato, ao lado da equipe técnica, foi fundamental para assegurar a articulação institucional e a assinatura da Declaração de Assistência Técnica, etapa decisiva para validar as informações junto ao Estado.
Nos bastidores desse processo, houve também um trabalho determinante de conciliação entre as pastas envolvidas. Embora a responsabilidade formal pelo envio das informações fosse da Secretaria de Educação, parte dos dados necessários era gerada e acompanhada pela Agricultura. A união de esforços permitiu superar dificuldades na reta final, garantindo a entrega de todas as informações dentro do prazo
O secretário municipal de Educação comemorou a conquista e destacou que o resultado reforça o compromisso de Cáceres com a oferta de uma merenda de qualidade para os estudantes.
“A alimentação saudável faz parte dos inúmeros cardápios servidos diariamente na merenda escolar. Hoje, mais de 80 % dos produtos naturais utilizados, como frutas, legumes e hortaliças, são adquiridos diretamente dos pequenos produtores do nosso município. Isso fortalece quem vive da terra, movimenta a economia local e garante refeições mais nutritivas às nossas crianças”, destacou o secretário.
Para o secretário municipal de Agricultura Vilson Sato, o desempenho de Cáceres não apenas coloca o município no topo do ranking estadual, como se torna exemplo para cidades maiores em população e estrutura, como Rondonópolis, que têm buscado elevar seus índices de aquisição da agricultura familiar.
“A equipe técnica estadual reconheceu o mérito da gestão cacerense não só pelos números, mas por demonstrar que é possível avançar com organização, diálogo e comprometimento. O município tornou-se inspiração para toda a região oeste e para outros territórios mato-grossenses que buscam fortalecer seus produtores locais”, enalteceu Sato.
Com o excelente resultado de 2024, a Secretaria Municipal de Agricultura já trabalha com um novo desafio, ampliar ainda mais a participação da agricultura familiar na merenda escolar. A projeção é de que, com planejamento antecipado, apoio técnico e fortalecimento das associações rurais, Cáceres possa aumentar a porcentagem das aquisições em 2025, consolidando-se como modelo estadual de gestão rural e política pública alimentar.
“A prefeitura reforça que segue a administração municipal está à disposição para diálogo, assistência técnica e orientações necessárias para manter e expandir essa política que valoriza o produtor local, movimentar a economia e assegurar alimentos mais frescos e saudáveis aos estudantes da rede municipal”, concluiu a prefeita Eliene Liberato.























