Governo de Mato Grosso impulsiona agricultura familiar com distribuição de 170 mil mudas cítricas

Fonte: CENÁRIOMT

Governo de Mato Grosso impulsiona agricultura familiar com distribuição de 170 mil mudas cítricas

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) realizou a aquisição de 170 mil mudas cítricas, distribuídas gratuitamente a pequenos produtores de 47 municípios de Mato Grosso, em um investimento total de R$ 2,9 milhões. A iniciativa visa fortalecer a produção local e impulsionar a economia da agricultura familiar no estado.

As mudas, de alta qualidade e rendimento, incluem 30 mil de limão tahiti, 80 mil de tangerina poncã e 60 mil de laranja pera, provenientes de viveiros de São Paulo e Minas Gerais. A distribuição está sendo realizada no campo experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em Tangará da Serra, onde os produtores e representantes dos municípios beneficiados retiram as mudas.

[Continua depois da Publicidade]

A secretária da Seaf, Andreia Fujioka, destacou a importância da ação para o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais, além de representar uma nova fonte de renda. Ela também mencionou a existência de mercados estratégicos para a produção, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Produtores como Teófilo José, de Tangará da Serra, e secretários municipais como Adalberto Rodrigues, de Juína, expressaram gratidão pelo apoio do governo, que fortalece a agricultura familiar e impulsiona a produção local.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário adjunto da Seaf, George Luiz de Lima, ressaltou o potencial genético superior das mudas e o objetivo de fomentar o desenvolvimento da produção de cítricos em Mato Grosso, que atualmente ocupa posições modestas no ranking nacional.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]