Carnaval: Conheça os benefícios e riscos do beijo na boca durante a folia

O beijo pode ser uma porta de entrada para algumas doenças, mas também pode trazer benefícios, explica o especialista em Cardiologia e Clínica Médica, Dr. Vinicius Carlesso

Fonte: MF Press Global

image 8

Carnaval, uma das festas mais aguardadas do ano, é um período marcado por muita música, alegria e as festas tradicionais. Durante as comemorações é comum o beijo na boca, algumas vezes com pessoas desconhecidas no meio da folia, mas o ato também pode trazer prejuízos à saúde.

De acordo com o especialista em Cardiologia e Clínica Medica, Dr. Vinicius Carlesso, o beijo pode ser um ato prazeroso e benéfico para a saúde, mas também envolve riscos, principalmente de transmissão de doenças, que merecem muita atenção.

“Durante o carnaval o clima de festa pode fazer as pessoas estarem menos atentas a alguns cuidados com a saúde e de ver o beijo como um potencial vetor de transmissão de algumas doenças”, ressalta.

– Benefícios do beijo na boca

Fortalecimento do sistema imunológico – O contato com novas bactérias pode estimular o organismo a produzir mais anticorpos;

 

Redução do estresse – Beijar libera hormônios como a oxitocina e a endorfina, que ajudam a reduzir o nível de estresse;

Perda de calorias – Um beijo intenso e demorado pode queimar cerca de 12 a 18 calorias, mas a quantidade de calorias perdidas depende do peso e da intensidade do beijo.

– Riscos do beijo na boca

Transmissão de vírus e bactérias – Doenças como mononucleose, herpes labial e gripe podem ser passadas pelo contato direto;

Cáries e doenças periodontais – Se a higiene bucal não estiver em dia, o beijo pode facilitar a transmissão de bactérias prejudiciais;

Exposição a ISTs – Algumas infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e HPV, podem ser passadas pelo beijo.

Dr. Vinicius Carlesso ressalta ainda que o beijo deve ser aproveitado com consciência e higiene para reduzir os riscos envolvidos no ato.

“Evitar beijar múltiplas pessoas sem critério, manter os cuidados básicos com a saúde bucal e os exames em dia são atitudes que ajudam a reduzir os riscos”, orienta o especialista.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.