No último sábado (07), equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT), Brigada Mista e populares uniram forças para combater um incêndio de grandes proporções que atingiu aproximadamente 12 hectares às margens da MT-449, em Lucas do Rio Verde. A área afetada incluiu uma região de grameira, próxima ao quartel do Corpo de Bombeiros.
A operação de combate ao fogo envolveu um grande aparato logístico e humano, com a participação de 40 funcionários de fazendas da região. Foram mobilizados três caminhões do Corpo de Bombeiros, quatro bombeiros militares, três brigadistas, três tratores, cinco caminhões-pipa, dois uniportes, e mais de 70 mil litros de água para extinguir as chamas.
O trabalho das equipes foi essencial para evitar que o incêndio se alastrasse para outras áreas, minimizando danos à vegetação e garantindo a segurança da população. A rápida resposta das autoridades e o apoio dos moradores locais reforçam a importância da colaboração entre o poder público e a comunidade em situações de emergência.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. O Corpo de Bombeiros destacou que as condições climáticas e o período de seca intensa em Mato Grosso têm contribuído para o aumento no número de ocorrências de queimadas, reforçando a necessidade de medidas preventivas para evitar novos focos.
Ações como essa evidenciam a importância de manter equipes treinadas e o apoio de brigadas mistas em propriedades rurais, principalmente durante o período crítico de incêndios no estado.
Veja mais:
- Fogo próximo a divisa entre Lucas do Rio Verde e Sorriso leva à interdição parcial da BR 163
- Incêndio atinge área próxima ao CRAS no bairro Jaime Fuji, em Lucas do Rio Verde
- Lucas do Rio Verde amanhece coberta por fumaça e cheiro de queimado após incêndio florestal
- Corpo de Bombeiros combate incêndio em propriedade rural de Lucas do Rio Verde
- Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde combate incêndio florestal que consome 10 hectares de vegetação