Preparação Mental: Por que ela pode ser o grande diferencial de um jogador atualmente?

O mundo mudou bastante nas últimas décadas, o preparo físico é consenso, mas o preparo mental está sendo o real diferencial de um jogador hoje em dia, afirma o especialista em performance no futebol, Fábio Gomes

Fonte:

image 7

O futebol é o esporte mais praticado do mundo, quase todos os países do mundo possuem uma seleção oficial, mas foi no Brasil, o “país do futebol” que ele encontrou o local perfeito para fazer seu maior sucesso.

Segundo um levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – em 2013, dentre quem praticava esportes no país, 42,7% preferiam o futebol, entre homens, a porcentagem é de 66,2%.

Preparo mental: O grande diferencial de um jogador

Com diversos casos de jogadores buscando ajuda psicológica e times investindo em suporte à saúde mental e especialistas na área, cresceu bastante a consciência sobre a importância do preparo mental para o desempenho em campo.

De acordo com o ex-jogador e especialista em performance no futebol, Fábio Gomes, investir em preparo mental já está sendo o grande diferencial de um jogador.

Cada vez mais gente tem em mente que uma preparação não deve se sustentar apenas no pilar do físico, mas em uma abordagem multidisciplinar, em especial em relação à preparação mental”.

A preparação mental é essencial para que um jogador tenha um bom desempenho em campo, de nada adianta estar bem no físico, no tático,etc., se o mental estiver desequilibrado, todo o resto também estará”.

Manter o foco nas informações relevantes e controlar as emoções, são habilidades essenciais para que se consiga lidar com a pressão dos jogos e também ter uma melhor percepção e leitura do ambiente e com isso gerar melhores respostas e tomadas de decisão que irão impactar positivamente o desempenho do jogador em campo”.

Nesse sentido, ter um acompanhamento psicológico e um especialista na preparação mental e cognitiva torna-se essencial” ressalta Fábio Gomes.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.