Nos gramados, a habilidade técnica e tática de um jogador de futebol para fechar um lance pode ser o destaque nos comentários da partida, mas por trás de cada jogada é necessária uma preparação física longa que muitas vezes passa despercebida pela maioria das pessoas, mas que faz parte do dia a dia dos jogadores.
De acordo com o empresário do futebol e CEO da Strategic Sports, Emerson Zulu, a preparação física de um jogador deve ser constante e suportada por uma equipe multiprofissional.
“A preparação física de um jogador deve ser constante para manter o alto desempenho e prevenir lesões no longo prazo e para isso não basta apenas um treino físico, mas uma equipe multiprofissional que ofereça o suporte necessário, com especialistas em condicionamento físico, nutrição, fisioterapia, psicologia, etc. Assim é possível trazer uma melhor personalização dos treinos e identificação precoce de problemas”.
Como é feita a preparação física de um jogador de futebol
Um dos pilares da preparação física é o condicionamento aeróbico e anaeróbico, o que envolve exercícios que melhoram a resistência cardiovascular, como corridas de longa distância, e exercícios de alta intensidade, como sprints e intervalos. Esses treinos visam garantir que os jogadores possam manter um alto nível de performance ao longo de toda a partida, mesmo nos momentos mais intensos.
Mas além disso, de acordo com Emerson Zulu é preciso que o jogador desenvolva uma boa resistência em campo, que lhe ajuda não só a manter um bom desempenho durante todo o jogo, mas também a prevenir lesões.
“Um bom treinamento físico permite que o jogador suporte o ritmo do jogo, mantendo o seu desempenho até o último apito, reduz o risco de fadiga e lesões, trazendo ao jogador uma vantagem em campo”, explica Emerson Zulu.