O que faz uma música se tornar hit do Carnaval? Especialista explica

Fonte: MF Press Global

image 2024 02 07T170829.230

O carnaval é um dos períodos do ano de maior importância para o mundo da música no mundo da música do Brasil. É nesta época em que, geralmente, os maiores hits do ano surgem, por isso, os artistas investem cada vez mais em lançamentos nesse período.

No entanto, não basta apenas lançar uma música, de acordo com Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK, empresa de distribuição digital, tendo trabalhado com nomes como Deavele Santos, MC Pipokinha, DJ Bruninho PZS, DJ Dudah e muitos outros, o principal pilar de um hit é a estratégia por trás dele.

Hoje em dia, na era da internet, para uma música se tornar um sucesso é preciso bem mais que apenas qualidade musical, é preciso  que essa música chegue realmente ao público, algo que com o enorme volume de lançamentos pode ser tornar uma tarefa bastante complicada”.

O papel da distribuição digital no lançamentos musicais

Segundo Jeff Nuno, investir em uma boa estratégia de distribuição digital é a melhor forma de viralizar um trabalho atualmente.

A distribuição digital de músicas é a entrega de faixas e álbuns online, facilitando acesso amplo e instantâneo. Por exemplo, uma música nunca vai fazer sucesso se ninguém ouvir”.

Por isso, cada vez mais os artistas têm entendido a importância de distribuir corretamente as suas faixas na internet, principalmente na ‘alta temporada’, como o carnaval, quando a quantidade de lançamentos aumenta, aumentando também as chances de ter seu lançamento ofuscado”.

Tornando a distribuição digital mais eficaz

As novas tecnologias, como Inteligência Artificial e softwares, também têm um papel importante na definição de uma estratégia eficaz de lançamento das músicas, como explica Jeff Nuno.

Na LUJO NETWORK nos preocupamos em trazer o que há de mais moderno nas técnicas de lançamentos musicais, o que traz um diferencial especial para a música. Com estratégias como o uso de IA para o mapeamento de dados para criar estratégias mais segmentadas, estímulo a parcerias estratégicas, personalização da imagem do artista, softwares exclusivos para acelerar os resultados do artista, entre outras”.

Além disso, também é importante focar na viralização, que hoje é a maior forma de ampliar resultados de lançamentos. Entender o ‘mood’ de cada momento e se baseando em estudos de movimentos futuros é possível multiplicar muito as chances de viralização de uma música”, Afirma Jeff Nuno.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.