De acordo com um novo estudo publicado pela revista científica Science, a comunicação cerebral envolve mais fatores do que se acreditava anteriormente, concluindo que os íons de sódio não são a única substância envolvida no processo de comunicação do cérebro, o cálcio também exerce um importante papel nesse processo.
Ao bloquear os íons de sódio, medindo a atividade elétrica em tecidos removidos durante cirurgias e analisando a estrutura através de microscopia de fluorescência,os pesquisadores perceberam que os sinais continuavam sendo emitidos, mas cessavam quando o cálcio era bloqueado. Isso indica que a relação entre esses íons é crucial para o processo de comunicação cerebral, e sugere que o cérebro possui múltiplos mecanismos neuronais para realizar suas operações lógicas.
Segundo o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, o novo estudo reforça a complexidade dos processos ocorridos no cérebro e a necessidade de maiores estudos para entender o órgão.
“Descobrir e entender novos mecanismos utilizados pelo cérebro para realizar a sua comunicação é fundamental não só para desvendar um pouco mais sobre o seu funcionamento, mas também conseguir aperfeiçoar técnicas de tratamento e diagnósticos de doenças” Explica.
Os pesquisadores envolvidos na pesquisa pretendem dar continuidade aos estudos para entender melhor o funcionamento dessa nova forma de comunicação cerebral.