O papel dos pais na formação do comportamento dos filhos

A forma como as crianças irão lidar com as situações da vida têm forte relação com a sua educação

destaquepais

destaquepais

Durante a infância e adolescência, diversas partes do cérebro ainda estão em desenvolvimento, uma das principais é o córtex pré-frontal, responsável por habilidades fundamentais como planejamento, personalidade e comportamento, só está totalmente formado após os 20 anos.

Isso explica por que durante o início da vida os seres humanos estão tão suscetíveis a comportamentos potencialmente nocivos, como a prática do bullying, muito mais frequente em crianças e adolescentes que o utilizam como forma de dominação, defesa de território e exercício de força e poder.

Esse fenômeno ocorre devido à falta de experiência prática em determinadas situações, o que será fundamental para desenvolver uma espécie de “biblioteca comportamental” construída no tempo lógico e cronológico.

Para lidar com essas situações é necessário que os pais tenham uma série de cuidados e “arbitrar o jogo da vida” para as crianças e ajudá-los a estabelecer limites, não fazer isso é cruel e preguiçoso.

O controle de pensamento tem relação com a idade e inteligência do indivíduo, sobre a idade, um fator natural para o desenvolvimento biológico, é mais difícil exercer algum papel, já sobre a inteligência é possível ter mais controle, leitura e jogos de lógica, em especial durante a infância e adolescência quando a neuroplasticidade cerebral está mais acentuada, podem ajudar a desenvolver controle comportamental.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.