Tecnólogo: Reitor de universidade comenta sobre tipo de curso e revela diferentes entre ele, o Bacharelado e a Licenciatura

IMG 5978

IMG 5978

Muitos estudantes têm dúvidas no momento de decidir sobre o que fazer após o ensino médio. Qual seria o melhor para o mercado de trabalho? Ensino superior, sobre qual o melhor caminho: Tecnólogo, Bacharelado ou Licenciatura?

Escolher o que mais combina com os objetivos pessoais e profissionais de cada um pode ser um grande desafio.

Para quem não conhece, no caso do curso Tecnólogo, a maior dúvida é em relação ao diploma do curso, se ele equivale a um curso técnico ou pode ser considerado um curso superior.

De acordo com o professor e reitor da UniLogos – uma Universidade internacional que possui alunos Brasileiros -, a graduação tecnológica é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como nível superior, tanto na modalidade presencial quanto a distância (EAD), da mesma forma que o bacharelado e a licenciatura.

“Ter esse reconhecimento permite que o profissional tecnólogo comprove o grau superior para conseguir um emprego ou ingressar em uma pós-graduação depois de formado”, explicou.

Muita gente tem preconceito com essa modalidade de curso, o que o reitor considera ignorância.

“É só falta de conhecimento. Tecnólogo é uma graduação rápida, mas completa. Inclusive, o tecnólogo permite que o aluno se candidate a mestrado e doutorado no Brasil. Tecnólogo é uma graduação normal. Ela é 100% compatível no Brasil”, disse.

No entanto, de acordo com Gabriel, a graduação não é compatível com outros países e explica.

“Já com o sistema educacional nos Estados Unidos e Europa? Não. Por exemplo, o tecnólogo nos Estados Unidos e Europa não pode fazer especialização, não pode fazer mestrado, não pode fazer doutorado… Isso por causa da carga horária. Mas, a graduação tecnológica para os fins da legislação brasileira é totalmente aceita”, finalizou.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.