Pitiríase: saiba o que é e como doença afeta couro cabeludo

Fonte: REDAÇÃO

pitiriase saiba o que e e como doenca afeta couro cabeludo 1348312

GUSTAVOMARTINS

As doenças dermatológicas afetam, em sua maioria, o couro cabeludo, afinal, ele também é parte do nosso maior órgão, a pele.

De acordo com o médico dermatologista Gustavo Martins, na lista de doenças do couro cabeludo está a pitiríase, uma micose de origem fúngica.

“A pitiríase também é chamada de tínea capilar. Para quem não conhece, esse tipo de infecção causa coceira e descamação, além de queda temporária do cabelo, em alguns casos”, explicou.

Segundo o médico, os fungos causadores da pitiríase compõem a microbiota do couro cabeludo e são ativados devido a mudanças no pH da região, à sudorese em excesso e até mesmo ao estresse, entre outras razões.

Conforme o Ministério da Saúde, na pele, a pitiríase versicolor provoca muitas placas escamosas de cor escura, marrom, rosa ou branca no tronco, pescoço, abdômen e, ocasionalmente, no rosto.

Essas placas podem se juntar e formar placas maiores. As placas não ficam bronzeadas, então, no verão, quando a pele ao redor fica bronzeada, as placas ficam evidentes. As pessoas com pele escura natural podem notar placas mais claras. As pessoas com pele clara natural podem notar placas mais escuras ou mais claras. A pitiríase versicolor geralmente não causa outros sintomas.

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, Colunista do Cenário MT é um Pós-doutor e PhD em neurociências eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society e Membro da Society for Neuroscience (USA) e da APA - American Philosophical Association, Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat, membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva e da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Membro Mensa, Intertel e Triple Nine Society, sociedades de pessoas com alto QI.